Brincadeiras para crianças a partir de 3 anos...

Hoje o destaque das brincadeiras está voltado para crianças a partir de 3 anos!

Lembrando que estimular as habilidades é fundamental em qualquer idade, mas quando realizamos um planejamento adequado, conseguimos ajudar a criança no desenvolvimento de acordo com a faixa etária.

Que tal colocar a criançada para brincar nessas férias?!

Bora!!

Caneta e papel e anote as dicas:

TRABALHANDO AS CORES: (SUGESTÃO VERMELHO)


Escolha um dia e decrete que aquele é o Dia do Vermelho. Vista-se de vermelho, proponha ao seu filho que se vista de vermelho também. Na hora de comer, ofereça macarrão com molho de tomate, salada de beterraba, morango de sobremesa, suco de groselha... 

Material: Giz de cera vermelho, lápis de cor vermelho, tinta guache vermelho, blocos de montar vermelho, tampa de refrigerantes ou sucos vermelho, comidas  e roupas que tenham a cor proposta,  e etc.

Aplicação: Faça atividades que envolvam o material selecionado, como pinturas, desenhos, recorte e colagem. Vista-se com a cor da roupa proposta, blusa, short, chinelo, o que tiver...Prepare alimentos também que tenham a cor, ao menos um dos alimentos. Caso possa levar o pequeno a rua, peça para apontar tudo que ver na cor, como carro etc.

Objetivo: Ensinar as cores, reforçando na prática de uma forma lúdica, a aprendizagem ocorre com mais prazer e facilidade. Procure a cada semana repetir a brincadeira ensinando cores diferentes!




HORA DO DESENHO: 
Estimule o pequeno a soltar a sua imaginação através do desenho! É certo que nesta idade o mais provável a sair são rabiscos na forma de garatuja. Mas esse contato com o lápis e o papel fará um bem danado para o pequeno. Então mãos a obra!Será interessante se você selecionar o papel pardo ou cartolina para o pequeno poder se expressar, caso não tenha, utilize folhas de ofício ou A4 e cole com fita adesiva, para ampliar este espaço.

Material:

Papel pardo, Cartolina, Folha ofício ou A4, fita adesiva, Giz de cera.

Aplicação:

Cole o papel no chão com fita adesiva para não soltar, e disponibilize ao pequeno giz de cera grandes, são mais fáceis para manusear.

Objetivo:

Trabalhar a expressão e criatividade, além da coordenação motora e o sensorial.



Boliche

Você pode improvisar um jogo de boliche com vários materiais, como garrafas plásticas vazias ou rolos de papel. Pode colocar um pouco de milho, arroz ou feijão dentro das garrafinhas, assim quando elas forem derrubadas farão barulho, e também terão um pouco mais de estabilidade, aumentando o desafio.


Material: 
garrafa plásticas vazia (PET), grãos de arroz, milho ou feijão, fita crepe para vedar a garrafa, não esqueça de apertar bem antes de passar a fita.


Aplicação:
Lave as garrafas e deixe secar bem, adicione um pouco de grãos para que ela permaneça em pé durante a brincadeira e faça barulho ao ser derrubada. Coloque-as em pé, um total de 6 garrafas pelo menos, numa distância de 1 metro. Utilize bolas feitas de papel amassado ou pé de meia. Quem derrubar mais, será o vencedor.

Objetivo:
Trabalhar a coordenação motora, noção espacial, equilíbrio, regras, lateralidade, noção de quantidade.




Por Karla Carvalho (Texto adaptado)
Fonte:Baby center

CONHEÇA NOSSA PLATAFORMA DE CURSOS: CLIQUE AQUI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ETAPAS EVOLUTIVAS DO DESENHO INFANTIL SEGUNDO PIAGET

Meu filho tem dificuldades em realizar cópia do quadro! O que devo fazer?

Etapas para o Diagnóstico Psicopedagógico