O que é síndrome de Tourette?

A síndrome de Tourette é um distúrbio neuropsiquiátrico. Sua característica principal são os tiques motores (piscar, franzir a testa,  levantar os ombros, sacodir a cabeça, tocar em objetos) ou vocais (tossir, fungar, gemer, chiar , gritar,limpar a garganta ou falar palavrões, insultar ou repetir palavras de forma incontrolável). Os sintomas aparecem já na infância e por não serem passíveis de controle, podem gerar situações que fazem familiares e pacientes constrangerem-se.


Os tiques podem variar de intensidade, de frequência, e podem estar associados a outros transtornos, como o TOC (transtorno obsessivo compulsivo) ou TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade). Eles podem diminuir quando o paciente necessita muito de concentrar-se, quando ingere álcool ou quando dorme. Pode ocorrer o aumento dos tiques quando o paciente está cansado, estressado ou ansioso.
Não há exames laboratoriais que indiquem a doença. A avaliação é clínica, consiste na observação do paciente, nos relatos de pais, parentes e professores. Os tiques devem ocorrer várias vezes por dia ou com frequência, intermitentemente por mais de um ano. O médico também deve excluir qualquer outra causa física que justifique os tiques motores.


Ainda não se sabe as causas do transtorno, nem há cura para o mesmo. Alguns tipos de terapia psicológica ajudam o paciente a conseguir um controle maior das crises, além de permitir que ele entenda quando os sintomas podem aparecer devido a um nível maior de estresse por exemplo. Em alguns casos, há a necessidade de uso de medicação psicotrópica, pois ela auxilia na diminuição da intensidade de tiques, principalmente quando estes causam prejuízo para a auto estima do paciente.

                Caso haja alguma dúvida, procure o auxílio de um profissional de saúde mental. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada mais rápido pode se buscar tratamento pelo espaçamento e treinamento de controle dos sintomas.

CURTA A PÁGINA DA NOSSA COLABORADORA E





 ACOMPANHE SEU TRABALHO: Clique aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ETAPAS EVOLUTIVAS DO DESENHO INFANTIL SEGUNDO PIAGET

Meu filho tem dificuldades em realizar cópia do quadro! O que devo fazer?

Etapas para o Diagnóstico Psicopedagógico