Modelos de aprendizagem

Qual seria um dos sonhos de alguns professores? Feche os olhos e imagine... Uma sala com crianças e jovens quietos, sentados, anotando o que o professor diz, perguntando, de forma organizada, as dúvidas relativas à matéria... Quanta paz! Quanta sabedoria! Quanto conhecimento envolvido, gente? Mas PUF! Acorde do sonho, e vamos fazer a criançada a aprender da melhor forma possível!
Sabe aquele aluno que parece estar em outro mundo, olhando para você (ou às vezes até com os olhos semicerrados... nada anota, nada pergunta...lê e fala de forma mais ritmada... Além de estar sonolento, ele pode ser um aluno que tem mais facilidade de aprender com o que ouve, típico de uma pessoa  com o modelo de aprendizagem auditivo. Com este aluno você deve inserir músicas na sala de aula, vídeo textos... Ele vai beneficiar-se muito destas alternativas.
Do outro lado está aquele que anota tuuuudo desesperadamente. Não perde uma vírgula! Este sim é o bom aluno? Não, ele apenas tem uma modalidade de aprendizagem diferente do primeiro! È o aluno  que tem a leitura e escrita como maior facilidade para aprender! Com este, você pode investir em livros, resumos e resenhas de textos, ele vai adorar!
Agora vamos aquele que não pára quieto. O terror das aulas em laboratório. Parece que tem os olhos na ponta dos dedos! Tudo quer tocar... Ele é uma pestinha? Não, pode ser apenas um aluno que se apóia na cinestesia para aprender!Ele precisa sentir as coisas! Movimentar-se, sentir o peso e o toque! Que tal, convidá-lo, junto com a turma, a estudarem Biologia recolhendo folhas do pátio? Ele precisa praticar  com o corpo para aprender melhor!
Para fechar, temos aquele que ao escrever sofre... mas se você mostrar um gráfico, um diagrama... Nossa! Ele consegue dizer o que entendeu rapidamente! Este é o visual! O auxilie montando linhas do tempo, mapas mentais... Ele vai poder colaborar muito!
Alguns profissionais dirão: - Nossa! Mas eu vou ficar maluca montando uma aula com tantos estímulos, nem vai dar tempo de inserir tudo isso em 40 minutos! Levar a turma para o pátio?? Vão bagunçar a escola toda! Nem sei mexer no computador direito! Aprendi a lecionar falando e, na minha época, todos aprendiam assim! Mas que tal, ajudarmos nossos alunos e ainda nos desafiar com técnicas novas? Assim você também será um exemplo para ele de como estudar e de inventar novas possibilidades para aprender!
Vale a pena tentar! Resultados aparecerão, e uma maior parte da sala poderá ser beneficiada e ter mais vontade de aprender, consequentemente, mostrando mais sucesso nas notas e atividades!

Conte para a gente, o que você fez de diferente para sua turma? Que resultados obteve? Boa aula!


CURTA A PÁGINA DA NOSSA COLABORADORA E


 ACOMPANHE SEU TRABALHO: Clique aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ETAPAS EVOLUTIVAS DO DESENHO INFANTIL SEGUNDO PIAGET

Meu filho tem dificuldades em realizar cópia do quadro! O que devo fazer?

Etapas para o Diagnóstico Psicopedagógico