A importância do ensino da música

A música é um tema muito polêmico. Uns amam um gênero, outros odeiam... As pessoas são esteriotipadas pelo tipo de música que escutam, formando até grupos, os roqueiros, funkeiros, pagodeiros...

Mas escolhas à parte, a música, que é formada de ritmos, rimas, além de trazer, bem estar, alegria, descontração, ajuda no processo de aprendizagem. Mas de que forma?

A música enriquece muito o vocabulário. Através das letras das canções, trabalha rimas, ortografia e o aprendizado de novas palavras, além da interpretação de texto, sem contar a possibilidade que o aluno experimenta de focar a atenção, seja para aprender a letra ou seguir a ordem da música.

A leitura também é um processo beneficiado com a musicalidade. Tanto para ler, quanto para cantar temos que seguir um ritmo não é mesmo?




A música também permite uma maior interação da criança com o mundo que a cerca. Festividades importantes, cantigas que pais e avós aprenderam...além de propiciar contato com colegas da própria escola,e, através da dança que usa a música muitas vezes como base, trazendo os inúmeros benefícios trazidos pela atividade física (que já citamos no texto referente às aulas de Educação Física).

E pasme! Pesquisas indicam que quem tem maior contato com os ritmos, com os intervalos de tempo propiciados pela música e pelas partituras tem mais facilidade de aprender a matemática. A divisão das notas musicais, do som emitido pelos instrumentos no ar, as oitavas, as quartas exibidas na escrita musical já são, por si só, matemática e física pura!

Você viu como dá para aprender muita coisa usando a música de apoio? E de forma bem mais descontraída! É só usar a criatividade! Invista neste instrumento!

A A PÁGINA DA NOSSA COLABORADORA E

 ACOMPANHE SEU TRABALHO: Clique aqui


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ETAPAS EVOLUTIVAS DO DESENHO INFANTIL SEGUNDO PIAGET

Meu filho tem dificuldades em realizar cópia do quadro! O que devo fazer?

Etapas para o Diagnóstico Psicopedagógico