A organização do dia a dia das crianças

Nós adultos muitas vezes reclamamos da falta de tempo que tanto nos deixa estressados e irritados. Mas, como você organiza suas coisas e seu tempo? Alguém ensinou isto a você quando pequeno?
É, geralmente não ensinamos nossas crianças a terem uma vidinha mais organizada, apenas brigamos com eles quando, pela confusão própria que a desorganização traz, algo não dá certo.
Algumas de nossas crianças tem como compromisso apenas a escola e os deveres escolares. Outros, além destes, tem aulas de artes, esportes, línguas ou tratamentos psicológicos por exemplo. Como ajuda-los em meio a uma confusão de compromissos?
Tudo começa com o quadro de horários das matérias da escola. Cada matéria pode ter uma cor, assim, dá para colocar uma etiqueta da cor escolhida no material para evitar esquecimentos! Olhe o exemplo:

Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Português
Matemática
História
Inglês
História
Português
Matemática
Ed Financeira
Ciências
Inglês
Ciências
Artes
Português
Geografia
Matemática
Ed Física
Geografia
Português
Ed Física
Matemática

                



Pode parecer meio carnavalesco, mas assim, a criança visualizará que aula terá no dia seguinte, e, se o material tiver uma etiqueta da mesma cor, os esquecimentos serão menores na hora de preparar as malas.
                Anotar é tudo! Todas as escolas possuem agendas com avisos e tarefas. Elas são feitas para receberem as anotações de alunos e professores e devem ser olhadas por pais ou responsáveis todos os dias. Ao fim do dia, junto às crianças, devemos ver se as tarefas foram feitas e se há a necessidade de levar algo diferente ou ainda o agendamento da próxima reunião de pais. Os mais velhos podem usar a agenda do celular com a facilidade do alarme, assim são avisados das tarefas que necessitam executar.
                Outra tabela pode ser feita com os compromissos da criança, veja abaixo:

horário
Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
7:00 – 12:30
Escola
Escola
Escola
Escola
Escola
13:00 – 14:30
Almoço e descanso
Almoço e descanso
Almoço e descanso
Almoço e descanso
Almoço e descanso
14:30 -17:00
Tarefas escolares
Tarefas escolares
Tarefas escolares
Tarefas escolares
Tarefas escolares
17:00
Academia
Psicólogo
Livre
Academia
Livre




                Você pode pensar, mas para quê tudo isso? Meu filho não é um robô. Não precisa ter uma rotina tão chata desde criança! Pois é, pode não parecer, mas assim, desde criança, ele aprenderá que tem hora para suas atividades, e não se perderá tempo executando tarefas que pode fazer depois com mais calma. Além disso, obviamente, se ele terminou as tarefas antes das 17:00 pode parar de estudar antes, ou se teve muitos exercícios para fazer aquele dia,  precisa dedicar mais tempo estudando para uma prova, deve começar a estudar antes ou terminar mais tarde. É tudo uma questão de estabelecer prioridades e mudar a rotina.
                Estas tabelas ajudam as crianças e aos adultos a organizarem seu tempo, e, com este recurso visual, fica mais fácil de entendermos também se eles estão muito cheios de atividades, e o quanto isto pode estar ajudando ou prejudicando sua formação.
                É sempre bom lembrar que há a necessidade de ter tempo livre para brincar, ler, ver televisão, descansar, conversar, fazer qualquer coisa sem compromisso. O corpo e o cérebro precisam de descanso para funcionar bem.
                Estas são apenas as dicas iniciais de organização. Com o tempo, você e seu filho vão criando outras táticas que facilitarão sua vida! E você também pode montar uma maneira de organizar o seu tempo, sempre reservando um espacinho para interagir com a criançada, não é mesmo?

                Tenha sua vida mais organizada e encontre mais tempo para fazer o que gosta! Ajude seu filho a organizar-se melhor, assim ele terá uma rotina mais tranquila.

CURTA A PÁGINA DA NOSSA COLABORADORA E

 ACOMPANHE SEU TRABALHO: Clique aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ETAPAS EVOLUTIVAS DO DESENHO INFANTIL SEGUNDO PIAGET

Meu filho tem dificuldades em realizar cópia do quadro! O que devo fazer?

Etapas para o Diagnóstico Psicopedagógico