Férias, e agora??

Período esperado pelas crianças e temido pelos pais. As férias!

Muitos  pais ficam com o cabelo em pé de pensar que as férias estão chegando!

É importante pensar que este período a criança precisa realmente descansar, o que não quer dizer, de forma nenhuma, ficar ociosa ou passar 20 horas por dia diante do computador, vídeo game ou tablet.

Muitas escolas criam um circuito de férias diferenciado, há cursos de curta duração com aulas de teatro, circo, culinária...Mas nem todos os pais tem a possibilidade de pagar por este divertimento todo. A cada dia mais as crianças acabam por não viajar neste período já que pais, tios e avós muitas vezes estão trabalhando também e não podem acompanhá-los.

Durante o mês de férias, darei dicas simples e de baixo (ou nenhum custo) para que as férias sejam muito alegres e dignas de muita conversa na volta às aulas.

Vamos começar com atividades para mexer o corpo e sacudir a alma. Que tal montar um jogo muito apreciado (e caro) com seus próprios pés e mãos gastando bem pouco?

Material:

Guache
2 metros de papel pardo
papelão e canetinha

Modo de fazer

Passe a tinta de cores diferentes nos pés e nas mãos da criançada e "carimbe" a folha. Espere secar.
Faça um dado com o papelão e, em cada face do dado, desenhe uma bolinha da cor de cada guache usado.
Produza um outro dado, e, em cada face do mesmo desenhe um pé ou uma mão.
Num terceiro dado, em cada face escreva uma letra D ou uma letra E (que simbolizam direita ou esquerda).



Como brincar?

Jogue um cado de cada vez e reproduza, com seu corpo, o que caiu no dado.
Por exemplo, azul, pé e D (direito)
A criança deve ir para o papel e colocar o pé direito no pezinho direito que carimbou no papel. E fica aguardando, neste lugar sua vez de jogar novamente.
Quando for sua vez, jogar os  três dados de novo e reproduzir, sem tirar o pé direito do pezinho azul a nova ordem do dado. E assim por diante.
Ganha o jogo quem consegue seguir o que cai no dado sem se desfazer da ordem anterior.

O que se aprende brincando assim?

Noções de esquerda e direita (lateralidade)
Esperar sua vez
Seguir regras e instruções
Proporciona conhecimento do espaço e do corpo
Produzir a própria brincadeira
Planejamento (a criança precisará a pensar como fará o movimento antes de agir)
Além de dar boas gargalhadas de seu malabarismo ou  do malabarismo do colega.
Lidar com frustração de ganhar ou perder.

Este jogo pode ser jogado dentro ou fora de casa.

Ufa! Quanta coisa! O papel também pode ser usado para montar uma amarelinha, desenhar num grande espaço,fazendo uma obra de arte enoorme. pode-se também inventar ou contar uma estória onde cada amigo desenha uma parte dela!

Quanta coisa dá para fazer com tinta e papel!

Bora brincar, criançada! Julho é mês de se divertir!

E você, do que brincava nas férias? Conte aqui e ajude nós a relembrarmos nossa infância ! Conte para suas crianças também! Permita que elas  possam experenciar  brincadeiras com as quais você se divertiu tanto!


Boa brincadeira!

POR VIVIAN CAMILA

CURTA A PÁGINA DA NOSSA COLABORADORA E ACOMPANHE SEU TRABALHO: Clique aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ETAPAS EVOLUTIVAS DO DESENHO INFANTIL SEGUNDO PIAGET

Meu filho tem dificuldades em realizar cópia do quadro! O que devo fazer?

Etapas para o Diagnóstico Psicopedagógico