Escola é lugar de estudar?

Você deve pensar... Esta pobre psicóloga deve estar com parafusos a menos presos na sua cachola. 

Que pergunta mais tola!

Ainda bem meus parafusos cerebrais estão bem, obrigada! Mas o que quero colocar em nosso bate papo hoje, é o fato de que, obviamente a escola é local de estudar sim, mas também é nela que aprendemos a viver em sociedade, fazemos amigos, brincamos... Coloco esta questão para conversarmos pois recebo pais desesperados pelo fato de uma criança de 5 anos ir na escola “só para brincar”e ainda não ter aprendido a ler e escrever ou ainda bravos com a coordenação por avisar aos pais que a criança não faz amizades ou é agressiva no contexto escolar.

As aulas de educação física por exemplo, contribuem para que a criança conheça seu corpo, tenha noção de esquerda e direita, trabalhe sua motricidade grossa. A aula de artes trabalha a motricidade fina, a criatividade, e isso não é essencial para o aprender com qualidade?

E o recreio? Ah, o delicioso recreio!! Palco de brincadeiras de pega pega esconde esconde, casinha...,  ver aquele menino bonito passar correndo e fazer o coração dar pulinhos junto, (além de conhecer a delícia que o amigo trouxe de lanche, é claro!). Cada vez mais curto e visto como dispensável, ensina nossas crianças a trocarem o que tem, a esperarem sua vez, a, por meio da fantasia, lidarem com seus medos e alegrias, além de propiciar uma maior interação com os outros alunos, sejam meninos, meninas, mais velhos ou mais novos, brancos, negros, japoneses, mais pobres ou ricos...! Quanta aprendizagem!



E quando chegamos ao temido sexto ano! Agora, já  “mocinhos” temos várias matérias teóricas e somos obrigados a abstrair tudo de uma vez, afinal, daqui a pouco o ensino médio vem aí e o vestibular assombrará sua vida háháhá!!!! Que horror!!  Estudar deveria ser mais legal. Que tal uma aula de Biologia no parque? E a temida física não podia vir criando circuitos elétricos mais sustentáveis na maquete da nossa casa? E química? Dá para aprender fazendo pão?? Tudo de “brincadeira”.


Claro que em alguns momentos há a necessidade de usar livros, lousas, cadernos, mas seria muito bom poder aprender de outras formas. Afinal a escola pode ser um lugar onde a gente aprende brincando e convivendo.


POR VIVIAN CAMILA

CURTA A PÁGINA DA NOSSA COLABORADORA E ACOMPANHE SEU TRABALHO: Clique aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ETAPAS EVOLUTIVAS DO DESENHO INFANTIL SEGUNDO PIAGET

Meu filho tem dificuldades em realizar cópia do quadro! O que devo fazer?

Etapas para o Diagnóstico Psicopedagógico