Postagens

Mostrando postagens de Maio 15, 2015

Abuso infantil

Estudos feitos nos EUA mostraram como o abuso infantil pode ser mais frequente do que imaginamos. No Brasil não temos estatisticas prontas, mas em minha experiência clinica pude perceber que o abuso não escolhe classe social, região ou condição financeira.Seqüelas As sequelas deixadas pelos abusadores podem ser graves: problemas sociais e psiquiátricos, problemas de comportamento, como agressão ou comportamento indevidamente sexualizados durante a infância, abuso de substancias, disfunção sexual na idade adulta, depressão, tendências suicidas, medo, etc. Auto Culpa Pensamento de auto-responsabilidade são muito comuns. Algumas  crianças sentem que  participaram de alguma forma se oferecendo para que o abuso pudesse acontecer, e por isso nem sempre denunciam o abusador.  Mesmo quando adultas podem manter sentimentos de ser diferente dos outros, tem menos confiança interpessoal, manter a crença de que o mundo é um lugar perigoso, visão negativa da sexualidade e imagem corporal negativa. O ab…

18 de Maio - Dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Imagem
Dia 8 de Abril de 1973, tornou-se uma data marcante para todos nós brasileiros. A menor, Araceli Cabrera Sanches, de apenas 8 anos de idade, foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família do Espírito Santo. Apesar do caso de ter ido parar na mídia, os acusados, não foram presos, e muito menos denunciados. 
Uma população, que se sentiu revoltada pelo acontecimento barbárie e ao mesmo tempo acuada pelo fato dos assassinos pertencerem a uma família influente da cidade de Vitória - E.S, nada fizeram. Calaram-se diante de tamanha crueldade!
E quantos casos continuam acontecendo?
E quantas crianças continuam sendo vítimas de uma sociedade que se cala diante de um crime cruel e imperdoável? 
O intuito deste artigo é alertar a todos, principalmente a vocês mães, orientem seus filhos! Infelizmente o mundo está cada vez mais violento e as nossas crianças ficam muito mais expostas. Explique aos seus filhos, que o seu corpo não pode ser tocado por ningué…