Socorroooo!! Os meus filhos não me obedecem, o que eu devo fazer?

Não sei mais o que fazer...

Os meus filhos não me obedecem!!

Já fiz de tudo e não consigo discipliná-los!

Por favor, me ajude!


Parece exagero, mas certa vez, recebi em meu consultório um casal extremamente esgotado e cansado. Segundo eles, já tinham feito de tudo, e não conseguiam disciplinar seus filhos.

Quando falamos em educar, pode parecer algo simples, mas na realidade as coisas não são tão simples o quanto parece!

Quem nunca ouviu a frase: Se você não está tendo trabalho para educar, alguma coisa está errada! E pode ter a certeza, que está mesmo.Afinal, educar dá trabalho!!

É bem certo, que cada caso é um caso, e cada criança é diferente da outra, mas estipular horários, elaborar regras, rotinas, além de ensinar o dever de casa, transmitir valores... Parece tão automático, mas requer muita dedicação.

Para educar, não existe uma "receita", é mesmo na prática, e com uma boa dose de amor e carinho.

Vivemos em um momento, no qual a correria do dia a dia, e o excesso de cobranças e compromissos, nos faz adiar cada vez mais o momento sagrado e especial de estar com a família. E é aí que mora o perigo! Muitas vezes delegamos a outrem, o compromisso de educar os nossos filhos. E sabemos que em cada cabeça há uma sentença, e em cada ambiente familiar existem suas regras,valores e disciplinas, e por mais que estabelecemos horários fixos em um quadro de rotina, se não acompanharmos de perto a educação destas crianças, corremos  o risco das coisas fugirem do eixo! 
E quando isto ocorre, muita família perde o controle. E aí,  percebe, que ao tentar suprir sua ausência e compensar aqueles momentos que não estavam presente, e encheram seus filhos de atividades ou  presentes, não valeram a pena.

E é no momento de fazer uma viagem,  um passeio ao shopping, ou  a simples ida a uma festa familiar e pronto, tá armado o verdadeiro "circo"! As crianças não obedecem seus pais, jogam-se no chão querendo comprar tudo, não respeitam a ordem ou chamado... 

E os pais???

Sentem-se frustrados, incapazes e desesperados!!

O que fazer?

É simples, ou parece ser!!

Trazer de volta essas crianças ao seu aconchego, mostrar que elas são mais importantes que todo e qualquer compromisso. Ensinar que é preciso obedecer as regras e horários, e assim obter a disciplina. 

Amar!!! Sim, amar muito, beijar, abraçar, dar carinho, dizer que elas são importantes para você.

Às vezes, em alguns momentos, tudo que a gente precisa é ser amado! E com os pequenos não é diferente.

Faça isto e observe, depois me diga o resultado!

Por Karla Carvalho


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ETAPAS EVOLUTIVAS DO DESENHO INFANTIL SEGUNDO PIAGET

Meu filho tem dificuldades em realizar cópia do quadro! O que devo fazer?

Etapas para o Diagnóstico Psicopedagógico