Fatores que influenciam no rendimento escolar do seu filho:

Seu filho, está com notas baixas na escola e você não sabe mais o que fazer?

Você fala que já fez ou faz de tudo, e não consegue que ele tenha bons resultados?

Responda as perguntas abaixo, e selecione aquelas que respondeu NÃO do número 1 ao 7, e as que responderam SIM do número 8 ao 10. Tudo bem?

1) Seu filho tem horário definido para dormir, assim como para levantar, e dorme em média 8 horas de sono por dia, um sono tranquilo e sem interrupções?
(  ) Sim  (  ) Não

2) Tem uma alimentação equilibrada, incluindo no cardápio: legumes, frutas, carnes, leite, carboidratos, e os demais componentes fundamentais para o bom desenvolvimento físico e cognitivo?
(  ) Sim  (  ) Não

3) Estuda todos os dias, quando chega da escola para realizar as tarefas de casa, ou mesmo quando não tem tarefas, para reforçar o conteúdo aprendido na escola?
(  ) Sim  (  ) Não

4) Seu filho utiliza a internet para realizar pesquisas escolares e  complementar o estudo, conteúdo  este aprendido em sala de aula?
(  ) Sim  (  ) Não

5) Ele tem o costume de organizar o material escolar.E inclusive o seu quarto é organizado?
(  ) Sim  (  ) Não

6) O local onde ele estuda é arejado, bem iluminado e livre de ruídos?
(  ) Sim  (  ) Não

7) No horário que ele senta para estudar,  dedica-se somente a isto, não liga a tv, nem ouve música, muito menos mexe no celular ou no computador, ao não ser que esteja realizando pesquisa?
(  ) Sim  (  ) Não

8) Todo o período de prova fica muito nervoso, tem dores de cabeças, dor de barriga, febre ou chora pra não ir a escola? 
(  ) Sim  (  ) Não

9) Não consegue realizar a prova toda e se cansa no meio da avaliação desistindo de fazer a prova?
(  ) Sim  (  ) Não

10) Sabe responder todo o conteúdo, mas na hora de escrever se atrapalha?
(  ) Sim  (  ) Não

Se você respondeu a palavra NÃO, do número 1 ao 7, é importante ficar atenta, e prestar atenção! Você precisa reverter este quadro, e todas as perguntas que tiveram um não como resposta precisam ser revistas e assim modificar o hábito do seu filho.

Se você respondeu a palavra SIM, do número 8 ao 10, precisa levantar a bandeira de alerta, pois tais comportamentos e atitudes, pode ser um indício que o emocional dele está no momento abalado e que precisa buscar um suporte e uma ajuda profissional, para investigar o fator que está ocasionando tais sintomas, entre eles, pode ser uma dificuldade de aprendizagem, uma cobrança excessiva por sua própria parte ou dos seus pais, ou quem sabe algum outro acontecimento.

Se você respondeu SIM em todas as perguntas de 1 a 7, e só marcou NÃO nas seguintes, investigar o que está ocorrendo emocionalmente com ele pode ser a solução.

No mais, se não há respostas NÃO na 8,9,10, é mais simples, bata fazer algumas mudanças nos  seus hábitos e tudo se resolverá bem. Acredite!

Profissionais recomendados para investigar uma possível dificuldades de aprendizagem: O psicopedagogo! Após a avaliação e diagnóstico, havendo a necessidade, dependendo das informações colhidas, será encaminhado a outros profissionais que compõe a equipe multidisciplinar. Entre eles: Psicólogo, Fonoaudiólogo, Pediatra, Neurologista e alguns casos Psiquiatra ou Neuropsiquiatra.

Por Karla Carvalho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ETAPAS EVOLUTIVAS DO DESENHO INFANTIL SEGUNDO PIAGET

Meu filho tem dificuldades em realizar cópia do quadro! O que devo fazer?

Etapas para o Diagnóstico Psicopedagógico