Especial dia do psicopedagogo:Entrevista cedida ao Caderno de educação.

Olá pessoal,

Em virtude desta semana ser especial por causa do dia do psicopedagogo, achei bacana compartilhar com vocês uma entrevista que cedi ao site Caderno de educação, ela ocorreu no ano passado e vale a pena compartilhar com todos!

PSICOPEGAGOGO É PROFISSIONAL PRÓXIMO A ESTUDANTES

        Os primeiros contatos dos estudantes com a psicologia em geral se dá através do psicopedagogo. É na escola, com as primeiras dificuldades de aprendizado, que esse profissional se torna uma mão amiga.
            A psicopedagogia é uma especialização, por isso há pedagogos e psicólogos que atuam na área, mas com certeza é um profissional cada vez mais valorizado na área educacional, desde a infância até já na fase adulta, e especialmente na época de decisão da carreira.
            É comum a presença de estudantes na fase pré-vestibular ou cursando a universidade em consultórios, em busca de ajuda para estudar ou definir a carreira, por isso a série Profissão Psicologia incluiu também a psicopedagogia.
            Karla Lopes Carvalho, 33 anos, atua como psicopedagoga no Rio de Janeiro, e na entrevista a seguir explica muito bem sobre essa profissão que tem sido cada vez mais reconhecida.

Caderno de Educação - Como decidiu seguir a carreira de psicopedagoga?

Karla Carvalho - Sempre gostei de trabalhar com crianças e senti necessidade de me especializar e poder ajudar crianças com dificuldades de aprendizagem.

CE – Você já sabia que área seguir na psicopedagogia, com que vertente trabalhar? Houve influência de outras pessoas: professores, familiares?

Karla Carvalho - Sim, escolhi direcionar meu trabalho para crianças,  pois é o grupo no qual mais gosto de trabalhar. Não houve influência.

CE – O que mais você gosta na sua profissão? Em algum momento pensou em mudar de área?

Karla Carvalho - O que mais gosto é ver a criança conseguir superar suas dificuldades e descobrir prazer em aprender.

CE – Psicopedagogia tem várias áreas de atuação? Como identificar em que área trabalhar. Como o estágio influencia nessa decisão?

Karla Carvalho - Sim, a identificação poderá ocorrer durante a práxis ou estudos de casos. O estágio é o momento onde o estudante pode atuar nas diversas áreas e escolher a que mais se identificar.

CE – Qual o conselho que você dá para quem está pensando em seguir a carreira? Que aptidões são necessárias?

Karla Carvalho - O primeiro passo é que goste da área de educação, que tenha vontade de ajudar as pessoas a identificarem e superarem suas dificuldades de aprendizagem. Ter paciência e amor pelo o que se propor a fazer.

CE – O que é preciso para ser um bom psicopedagogo?

Karla Carvalho - Ter compromisso e ética, entender que deve estar disposto a ouvir mais do que falar, a escuta é um dos requisitos primordiais nessa área. E guardar para si tudo o que é ouvido dentro do consultório/espaço, sigilo também é outro requisito fundamental.

CE – Quais segmentos da psicopedagogia estão em ascensão hoje? Qual mercado de trabalho o recém formado pode almejar?

Karla Carvalho - Hoje temos a institucional, clínica e hospitalar. O mercado de trabalho hoje mais visado é a clínica.

CE – Em contato com estudantes diariamente, nós percebemos que é grande a quantidade de alunos que tem dúvidas sobre que carreira seguir e também o volume de estudantes que mudam de curso, de área. Por que esse aumento, numa época em que existem muito mais opções de carreira do que antigamente?

Karla Carvalho - Porque alguns alunos escolhem a carreira pensando no retorno financeiro ou status, e no decorrer do curso se deparam com a falta de identificação, e passam a se preocupar se quando formados vão conseguir atuar, fazendo com que na metade do curso troquem de área.

CE – Fale um pouco sobre a Psicopedagogia:

Karla Carvalho - A Psicopedagogia é um campo de atuação em Saúde e Educação que lida com o processo de aprendizagem humana: seus padrões normais e patológicos considerando a influência do meio - família, escola e sociedade - no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da Psicopedagogia. Tem sido aceita e reconhecida como especialização pelo INEP/MEC.
 É reconhecida academicamente através das produções científicas materializadas em teses, publicações e reuniões científicas organizadas pelo nosso órgão de classe Associação Brasileira de Psicopedagogia e por outros órgãos representados pelos profissionais e áreas afins. A formação é feita em cursos de especialização em universidades públicas e particulares. Não há atualmente, portanto, como desconhecer o papel relevante desta profissão que tem contribuído para a integração de crianças, adolescentes e adultos que por diferentes razões estão desarticulados do sistema escolar e de instituições onde a aprendizagem é o centro.
 Diferentemente dos primórdios do movimento educacional preocupado em compreender as razões do insucesso das crianças na escola, buscando apenas no aluno as respostas, a tendência contemporânea é considerar o insucesso enquanto sintoma social e não apenas como uma patologia do aluno.

Karla Carvalho é pedagoga, psicopedagoga, empreendedora e assina o site Psicopedagogiaonline.






Leia mais: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ETAPAS EVOLUTIVAS DO DESENHO INFANTIL SEGUNDO PIAGET

Meu filho tem dificuldades em realizar cópia do quadro! O que devo fazer?

Etapas para o Diagnóstico Psicopedagógico