Postagens

Mostrando postagens de Outubro 8, 2012

Doenças detectadas pelo Teste do Pezinho! (INFORMAÇÃO)

Imagem
O teste do pezinho, ou triagem neonatal como também é chamado, é um exame obrigatoriamente realizado em todos os bebês recém-nascidos, entre o 3º e o 7º dia de vida. As doenças detectadas pelo teste do pezinho ampliado geralmente são: Fenilcetonúria: Uma doença que causa um comprometimento neurológico no desenvolvimento da criança;Hipotireoidismo congênito: Doença que pode levar ao retardamento mental e má formações físicas;Anemia falciforme: Pode levar a alterações em todos os órgãos e sistemas do corpo;Hiperplasia adrenal congênita: Doença que faz com que a criança tenha uma deficiência hormonal de alguns hormônios e um exagero na produção de outros, que pode inclusive levar à morte;Fibrose Cística: Doença que leva à produção de uma grande quantidade de muco, comprometendo o sistema respiratório, afetando também o pâncreas;Galactosemia: Doença que faz com que a criança não consiga digerir o açúcar presente no leite, podendo levar a um comprometimento do Sistema Nervoso Central;Toxop…

TESTE DA ORELHINHA - Projeto Popular

Imagem
O teste da orelhinha é realizado nas maternidades particulares desde 1998. Apartir de agosto de 2010 através da lei 12.303-10 tornou-se obrigatório para todos os recem nascidos de maternidades públicas e privadas. A AUDI CENTER desenvolveu um Projeto Social para ajudar os recem nascidos que nasceram em maternidades públicas nas quais o teste ainda não é aplicado.
• O nome científico é Exame de Emissão Otoacústica Evocada (Código AMB - 96 - 51.01.039-9)
• Deve ser realizado no berçário ou até 28 dias de vida. • O objetivo é verificar se a audição periférica do bebê está normal. • Crianças com perda auditiva se desenvolve normalmente se diagnosticadas precocemente. • O teste é feito com o bebê dormindo, sem incomodá-lo, e não dura mais do que 10 minutos. • Não é necessário utilizar o sangue do bebê, não corta e não usa injeção. • O método é acústico, é utilizado um pequeno fone de ouvido acoplado ao computador, que emite sons de fraca intensidade e capta a resposta das células. • Até 3 meses o …

Descubra utilizando brinquedos se seu filho(a) ouve bem:

Imagem
1 - Utilizando um brinquedo sonoro, chocalho, faça movimentos suaves quando o bebe não estiver vendo. Verifique se ele localiza prontamente e então troque o lado.


2 - Bata uma colher em um copo quando a criança estiver distraida e observe se ela responde ao som.


3 - Os brinquedos sonoros são úteis para testar a audição do   bebê- Faça sempre o teste fora de seu  campo visual, o teste não vale se a criança ver o objeto.         


FONTE:       http://www.surdez.com.br/pagina.asp?categoria=4

PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL

Imagem
• O QUE É O PROCESSAMENTO AUDITIVO?
É o processo de decodificação das ondas sonoras desde a orelha externa até o córtex cerebral, ou seja, a capacidade de analisar, associar e interpretar as informações sonoras que nos chegam pelo sentido da audição.

• O QUE É UM DISTÚRBIO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL (DPAC)?
É uma falha no desenvolvimento das habilidades perceptivas auditivas, mesmo com audição normal, é totalmente diferente de perda auditiva. Em geral encontra-se associado a dificuldades de aprendizagem.

• A CRIANÇA PODE APRESENTAR DPAC SE DEMONSTRAR ALGUMAS DESTAS MANIFESTAÇÕES:
- Apresenta dificuldade em manter atenção aos sons; - Dificuldade na aprendizagem da leitura e escrita; - Dificuldade em compreender o que lê; - Necessidade de ser chamado várias vezes ("parece" não escutar); - Solicita com freqüência a repetição das informações: Ah? O quê? - Dificuldade em entender expressões com duplo sentido ou piadas ou idéias abstratas; - Dificuldade ao dar um recado ou conta…