PIAGET Para Piaget a criança desenha menos o que vê e mais o que sabe. Ao desenhar ela elabora conceitualmente objetos e eventos. Daí a importância de se estudar o processo de construção do desenho junto ao enunciado verbal que nos é dado pelo indivíduo. “O desenho é precedido pela garatuja, fase inicial do grafismo. Semelhantemente ao brincar, se caracteriza inicialmente pelo exercício da ação. O desenho passa a ser conceituado como tal a partir do reconhecimento pela criança de um objeto no traçado que realizou. Nessa fase inicial, predomina no desenho a assimilação, isto é, o objeto é modificado em função da significação que lhe é atribuída, de forma semelhante ao que ocorre com o brinquedo simbólico.” Fases do desenho segundo Piaget: Fonte: D escoberta de um universo: a evolução do desenho infantil , de Thereza Bordoni Garatuja : na fase sensório motora ( 0 a 2 anos) e parte da pré-operacional (2 a 7 anos). A criança demonstra extremo prazer e a figura human
ESTUDO DE CASO: A alguns meses atrás, recebi uma família em meu consultório, com a queixa: Meu filho, não consegue realizar cópias do quadro. E por muitas vezes, parece se distrair, em meio a sala de aula, durante as atividades escolares! Escutei o que eles tinham para dizer, fiz algumas perguntas, incluindo o lugar que a criança sentava, e se os pais já tinham buscado uma avaliação com oftalmologista, e eles responderam que sim, que o profissional não tinha detectado nenhuma anormalidade. Bom, mediante a estas informações, foi recomendado então que a criança passasse por uma avaliação psicopedagógica! A família aceitou e assim formalizamos através de um contrato. Iniciei a avaliação, seguindo um roteiro, sempre faço assim, pois a organização é fundamental para o trabalho psicopedagógico. Mas no decorrer do processo, observei que o aprendente se aproximava da folha ou do livro, para enxergar melhor. Isto quando não apertava os olhos, e em algumas vezes lacrime
O diagnóstico psicopedagógico é composto de várias etapas que se distinguem pelo objetivo da investigação em um dos eixos e dimensões apresentadas. Desta forma, temos momentos de anamnese só com os pais ou com toda a família para a compreensão das relações familiares e sua relação com o Modelo de aprendizagem do sujeito; de avaliação da produção escolar e dos vínculos com objetos de aprendizagem escolar; de pesquisa sobre os processos de construção e desempenho das estruturas cognitivas (diagnóstico operatório); de avaliação de desempenho em teste de inteligência e viso-motores ; de análise dos aspectos emocionais por meio de testes e sessões lúdicas, de entrevistas com a escola ou outras instituições em que o nosso sujeito faça parte; etc. Esses momentos podem ser estruturados dentro de uma seqüência diagnóstica estabelecida a cada caso após os contatos iniciais. Existem diferentes modelos de seqüência diagnóstica, como os que trouxer
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