Jogo de réguas para leitura





A Associação Brasileira de Dislexia - ABD lançou o Jogo de Réguas para Leitura, especialmente desenvolvido pela equipe científica da ABD a partir das experiências clínicas.
A dislexia é um dos distúrbios de aprendizagem que tem origem neurobiológica e se caracteriza por uma falha no processamento fonológico da informação.

No processamento visual observa-se que anormalidades neuroanatômicas dificultam o rápido processamento da informação apresentada, assim existe grande instabilidade na fixação e nos movimentos oculares, fazendo com que o indivíduo pule linhas e se perca facilmente na leitura.

Embora a consciência dos sons e das letras seja necessária para aprender a ler, as crianças precisam da prática da leitura. Para ler histórias elas precisam praticar as palavras, isoladamente (para aprender a decodificá-las) ou leitura de frases.

No entanto, para que a leitura seja eficiente o processo visual tem um papel muito importante, pois as palavras são estímulos visuais. Durante a leitura os movimentos dos olhos têm um determinado padrão (processo foveal, perifoveal, controles automotores, sacadas e fixações), que irão diferenciar os leitores com dificuldades daqueles que não as tem.

Cada uma das 5 réguas tem uma função diferente para cada tipo de dificuldade, o que facilitará no treinamento do desenvolvimento da leitura. Sua finalidade é auxiliar crianças e adultos na fixação ocular tanto no espaço quanto na sequencia visual, a régua ajuda na manutenção do movimento ocular durante a leitura e auxilia no desenvolvimento das estratégias de leitura.
Régua 1
Usada para medir e para a tabuada.
Régua 2
Auxilia na leitura de cada palavra em particular.
Régua 3
Auxilia na leitura de cada linha.
Régua 4
Auxilia no direcionamento quando o leitor volta para a esquerda.
Régua 5
Permite a leitura na vertical, na horizontal e colunas.
O jogo com 5 réguas vem acondicionado numa caixinha com descritivo explicativo para sua aplicação, e está à venda na ABD por R$15,00cada jogo. Adquira a sua! COMPRE NO SITE ABAIXO!!!

FONTE: http://www.dislexia.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=50&Itemid=101

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ETAPAS EVOLUTIVAS DO DESENHO INFANTIL SEGUNDO PIAGET

Meu filho tem dificuldades em realizar cópia do quadro! O que devo fazer?

Etapas para o Diagnóstico Psicopedagógico